Hank Hanegraaff e confusões

Julio Severo

Hank Hanegraaff, um proeminente apologista contra a Teologia da Prosperidade, foi criado num lar calvinista ou arminiano? Ele foi levado a Cristo numa igreja calvinista ou arminiana?

Hank Hanegraaff sendo recebido na Igreja Ortodoxa Grega

O histórico de Hanegraaff de travar guerras contra a Teologia da Prosperidade é calvinista ou arminiano?

O teólogo calvinista Franklin Ferreira acha que a resposta é arminiano. Ele disse em sua página de Facebook:

“Hanegraaff foi um importante apologista popular e escreveu uma das melhores obras contra a ‘teologia’ da prosperidade, ‘Cristianismo em crise,’ publicada no Brasil por CPAD (que lançou outras quatro obras dele). Era arminiano, e apesar das críticas que fazia ao pensamento reformado (há áudios e texto de Hanegraaff publicados no portal da Society of Evangelical Arminians), somava forças com os calvinistas no combate à heresia da mensagem da prosperidade.”

Ainda que a CPAD seja uma editora pentecostal e arminiana, um livro publicado por eles não é prova de que o autor seja arminiano. Se fosse, John MacArthur, um teólogo calvinista cessacionista estridente, seria arminiano. MacArthur tem vários livros publicados pela CPAD.

Sim, a Society of Evangelical Arminians mencionou Hanegraaff como “autor arminiano” em anos recentes.

Então Hanegraaff foi criado num lar arminiano? Ele foi levado a Cristo numa igreja arminiana? A principal influência na vida dele, antes de seu ministério apologético, era arminiana?

No site do Instituto Cristão de Pesquisas (ICP) dos EUA, seu diretor, Hanegraaff, afirmou que ele não é arminiano. O ICP defende o calvinismo em vários de seus artigos.

O site da Theopedia diz que “Hanegraaff nasceu na Holanda e foi criado nos Estados Unidos na Igreja Reformada Cristã.”

A Theopedia explica que “a Igreja Reformada Cristã… tem raízes nas igrejas reformadas holandesas na Holanda, mas têm suas raízes verdadeiras em João Calvino desde a Reforma.”

O Rev. D. James Kennedy, pastor da Igreja Presbiteriana Coral Ridge, disse décadas atrás:

“Hank foi levado a Cristo por meio do ministério desta igreja, da qual ele se tornou então membro. Eu o contratei algum tempo mais tarde no programa Explosão de Evangelismo Internacional no Departamento de Desenvolvimento. Foi aqui que ele aprendeu seu conhecimento básico da Bíblia. Aqui ele aprendeu a evangelizar. Aqui ele aprendeu mnemônica, a ciência da memória. Foi daqui e de mim que ele aprendeu a maioria das coisas necessárias para chegar à posição que ele hoje tem.

Com esse forte histórico presbiteriano, Hanegraaff se tornou o presidente do Instituto Cristão de Pesquisas nos EUA.

Com esse forte histórico presbiteriano, Hanegraaff se tornou um apologeta contra a Teologia da Prosperidade.

A surpresa não é que ele começou a chamar os renovados, os pentecostais, os carismáticos e os neopentecostais de “heréticos.” Ele acabou chamando até seu ex-pastor D. James Kennedy de “herético” também. Conforme citado pelo Blog Ministérios Walter Martin, Kennedy disse,

“Em conclusão, muito do que Hank aprendeu ele aprendeu nesta igreja e por meio de meus outros ministérios. Tenho tentado de todas as maneiras ser útil para ele. Tenho também me esforçado para ser gracioso, apesar das muitas cartas que recebi acusando-o de plagiar meu livro. Apesar de tudo isso, por alguma razão, que eu não saiba, ele começou a me atacar em seu programa público de rádio. E como ouvi recentemente, ele agora teve a ousadia de me chamar de herético. Fui chamado de todos os tipos de nomes pelos inimigos da Cruz, mas um nome de que nunca me chamaram antes é herético. Considerando meus 42 anos de ministério, quase 50 livros que publiquei, os milhares de programas de rádio e televisão que foram transmitidos aqui e no mundo inteiro, é quase digno de riso pensar que tivemos de esperar tanto para que fosse descoberto por nada menos do que um estudioso como Hank Hanegraaff que sou um herético.”

Esse é o problema do calvinismo e seu ambiente, principalmente da espécie cessacionista: guerras e acusações sem base de “heresia,” as quais no final acabam atingindo a todos.

Franklin Ferreira disse que Hanegraaff se aliou, ao que tudo indica como agente externo, aos calvinistas para combater a “heresia” da Teologia da Prosperidade. O fato é que ele não era um agente externo. Ele estava dentro de uma denominação calvinista!

As denominações calvinistas não estão sendo atingidas pela Teologia da Prosperidade. Aliás, os grandes problemas que estão afetando as igrejas presbiterianas são defesa do aborto e sodomia. Nenhum desses problemas, inclusive o liberalismo teológico, são causados pela Teologia da Prosperidade. Todos eles são causados pelo Evangelho Social, que é semelhante à Teologia da Missão Integral, que é a versão protestante da Teologia da Libertação.

Então em vez de combaterem problemas internos que os afetam diretamente, muitos calvinistas preferem dirigir seus ataques para problemas externos que não os afetam.

Hanegraaff começou demonizando pastores neopentecostais da Teologia da Prosperidade e acabou demonizando seu próprio ex-pastor presbiteriano… Confusão levando à confusão.

Não só as igrejas calvinistas na Europa, EUA e Brasil estão sofrendo de influências teológicas socialistas, mas a sociedade brasileira inteira também está sofrendo de influências socialistas.

Se olhos calvinistas ou reformados não conseguem ver a realidade, por meio da Bíblia ou de visões sobrenaturais, que muitos deles rejeitam em sua descrença cessacionista, Deus usará uma “pedra” (uma mente não cristã) para ver e clamar. Isso é o que está acontecendo.

Nesta semana, Rodrigo Constantino, um escritor conservador secular e não protestante, publicou um artigo intitulado “O Liberalismo e a Teologia da Prosperidade,” escrito por Claudir Franciatto, que disse:

Enquanto grande parte não evangélica da nossa sociedade se limita a chamar os pastores, bispos e apóstolos das igrejas neopentecostais de “ladrões”… [esses pastores, bispos e apóstolos] estão trazendo para o Brasil — sorrateira e imperceptivelmente — certo “espírito anglo-saxão” de coragem, desbravamento e atitude individual positiva, que forjou uma nação como os Estados Unidos, e nos faltava. E como nos fez falta sempre!!

Claudir acrescentou:

“Os pastores [neopentecostais] não incitam o fiel a orar e ficar sentado, mas a agir – dentro e fora da igreja.”

No entanto, os evangélicos não podem aceitar esse “espírito anglo-saxão” de coragem, desbravamento e atitude individual positiva, porque Hanegraaff, Ferreira e outros teólogos influenciados por um calvinismo cessacionista pensam e pregam que a Teologia da Prosperidade é “heresia.”

Se é fácil para Ferreira chamar a Teologia da Prosperidade de “heresia,” será que ele pode chamar o Evangelho Social ou a Teologia da Missão Integral de heresia?

Será que ele pode chamar o cessacionismo de heresia? O liberalismo teológico (com suas consequências de defesa do aborto e sodomia) prospera graças à descrença com relação a um Deus vivo e sobrenatural que opera hoje.

Baseado na Society of Evangelical Arminians, Ferreira disse que Hanegraaff é arminiano. Hanegraaff negou. Isso é confusão.

Na verdade, quando a Society of Evangelical Arminians disse em anos recentes que Hanegraaff era arminiano, ele já estava no processo de conversão para a Igreja Ortodoxa Grega. Aliás, a revista Christianity Today disse que a mudança dele para a Igreja Ortodoxa Grega levou uma década. Então não é de admirar que em 2011 ele tenha negado ser calvinista.

Hanegraaff foi criado e treinado em ambientes reformados e presbiterianos para atacar a Teologia da Prosperidade e outras questões neopentecostais que não afetam esse ambiente. Isso é confusão.

Depois de anos chamando os pastores neopentecostais de “heréticos,” ele acabou chamando seu antigo pastor presbiteriano de herético também! Isso é confusão.

Jill Martin Rische, filha de Walter Martin, que fundou o Instituto Cristão de Pesquisas em 1960, disse sobre Hanegraaff:

“Logo depois que meu pai, Walter Martin, morreu em 1989 seu ministério foi assumido por um homem que mais tarde descobrimos tinha um hábito preocupante de ‘pegar emprestado’ a obra de outras pessoas e afirmar que era sua.”

Isso é confusão.

Quando assumiu a presidência do Instituto Cristão de Pesquisas e escreveu “Cristianismo em Crise,” que ataca a Teologia da Prosperidade, Hank Hanegraaff tinha vindo diretamente não de uma igreja arminiana ou pentecostal. Ele veio diretamente de uma igreja presbiteriana.

Agora, ele está na Igreja Ortodoxa Grega.

Seja como for, Hanegraaff não abandonou o calvinismo cessacionista e suas influências agora. Ele fez isso anos atrás. Ele não começou a frequentar a Igreja Ortodoxa Grega agora. De acordo com Christianity Today, ele fez isso muitos anos atrás. A única coisa nova é o anúncio formal de que agora ele é cristão ortodoxo.

Mais confusão?

Versão em inglês deste artigo: Hank Hanegraaff and Confusions

Fonte: www.juliosevero.com

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