Não seja um facilitador do mal! Lições de Lausanne

Julio Severo

No primeiro Congresso Lausanne de Evangelização Mundial em 1974, idealizado e sustendo por Billy Graham, os teólogos esquerdistas da América Latina, especialmente René Padilla, aproveitaram para trazer a Teologia da Missão Integral (TMI), que é a versão protestante da Teologia da Libertação.

Em seu papel de moderador de Lausanne, John Stott, que é louvado de forma apaixonada pelos promotores latino-americanos da TMI, embonecou essa teologia marxista, passando-lhe pó de arroz, batom e brilho. Foi assim, toda bonitinha e transformada, que a TMI se lançou internacionalmente, usando Lausanne como plataforma, embora sob resistência conservadora feroz liderada por Peter Wagner.

Wagner, que é o principal líder mundial do movimento apostólico, combateu a TMI não só em Lausanne, mas também nos primeiros congressos de Padilla na América Latina, muito antes de Lausanne. Wagner foi o primeiro teólogo a fazer resistência à TMI na América Latina.

Apesar de toda essa resistência décadas atrás, a TMI cresceu internacionalmente. Hoje, graças a Stott e seu incrível trabalho de maquiagem e facilitação, a TMI domina Lausanne como uma teologia social elegante. O trabalho de resistência de Wagner foi esquecido e os teólogos latino-americanos da TMI prevaleceram.

Em 2014, Lausanne deu o troco vingativo em Wagner, realizando no Brasil uma reunião de líderes de Lausanne contra Wagner e seu movimento apostólico. A reunião foi dirigida por líderes da TMI, especialmente o Rev. Valdir Steuernagel.

Depois do primeiro e segundo congresso de Lausanne, Billy Graham percebeu que os promotores latino-americanos da TMI usaram Lausanne como plataforma. Ele então parou de financiar o evento. Mas já era tarde demais. O estrago estava feito.

Querendo ou não, ao embonecar a TMI em Lausanne, John Stott facilitou a expansão desse mal na Igreja Evangélica Mundial.

Versão em inglês deste artigo: Do Not Be an Enabler of Evil! Lessons from Lausanne

Fonte: www.juliosevero.com

Leitura recomendada:

O espírito de Karl Marx em Lausanne: Teologia da Missão Integral

Lausanne contra o marxismo

Lausanne, TMI e Israel

Congresso Internacional da Teologia da Missão Integral e a IPB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s