Surpreendido com a Voz de Deus

Surpreendido com a Voz de Deus

Jack Deere, Surpreendido com a Voz de Deus (São Paulo: Editora Vida, 1998).Tradução do original em inglês Surprised by the Voice of God (1996).

Julio Severo
Anos atrás, alguém me escreveu pedindo orientação sobre dons do Espírito Santo. O que eu poderia fazer era recomendar um bom livro. Lembrei-me então do “Surpreendido com a Voz de Deus,” escrito por Jack Deere.

Surpreendido com o “golpe”

Procurei-o no Google e um dos resultados iniciais da busca foi:
Jack Deere, Surpreendido com a Voz de Deus (São Paulo: Editora Vida, 1998). Tradução do original em inglês Surprised by the Voice of God (1996).
O Google anunciava que era um arquivo em PDF. Uau, pensei eu! Enfim, encontrei o livro!
Mas ao entrar no link do suposto arquivo de PDF do livro, acabei no site da Universidade Mackenzie. Acabei exatamente num artigo totalmente contrário ao testemunho de Jack Deere.
Que decepção! É comum, vindo de sites seculares enganadores, procurar um livro e parar num site que atrai o usuário com algumas descrições do livro, oferecendo às vezes um vírus no lugar.
O óbvio do documento mackenzista disfarçado de livro sobre dons era o vírus cessacionista.
De qualquer forma, deixei o assunto para lá.
Dias atrás, um jovem no Facebook pediu-me orientação sobre dons do Espírito Santo. Novamente, procuro o livro de Jack Deere e encontro a mesma descrição, no mesmo local: Universidade Mackenzie.

O cessacionismo de Mauro Meister

O artigo, que é assinado por Mauro Meister, teólogo e professor na Universidade Mackenzie, diz: “o argumento básico [de Jack Deere] é que não existe uma base adequada para aposição cessacionista e a experiência demonstra que os dons proféticos são concedidos ainda hoje.”

A óbvia postura de Meister é que o cessacionismo é a posição natural que todo cristão hoje deve ter, e Jack Deere precisa ser refutado por acreditar que “os dons proféticos são concedidos ainda hoje.”

Não só refutado, mas evitado. Mais adiante, Meister avisa o leitor:
“O livro de Deere, que deve cair nas mãos de muitos crentes de língua portuguesa, pode se tornar um grande peso para alguns.”
“Certamente não posso recomendar a leitura do livro como proveitosa, e sim alertar pastores e estudiosos de que este livro irá trazer mais confusão do que esclarecimento.”
E para “proteger” os internautas da “confusão” do sobrenatural do Espírito Santo, Meister aplica o golpe do documento cessacionista que, de início, aparenta ser o próprio livro de Deere livremente disponível para o cristão que anseia conhecer mais sobre profecia e outros dons. (Seguindo o exemplo de Meister, estou aplicando o mesmo “golpe,” ao colocar as referências do livro logo no início deste artigo.)
O perigo visto por Meister é não só a opinião de Deere de que ainda hoje Deus concede dons sobrenaturais, inclusive profecia, mas especialmente porque Deere desmonta a postura teológica contrária a essas ações de Deus. Essa postura antibíblica, comumente, se chama “cessacionismo.”

Outras confusões no Mackenzie

Esta não é a primeira vez que lido com o assunto cessacionismo e Mackenzie ao mesmo tempo. Já precisei lidar levemente com esse assunto no meu artigo “Jean Wyllys no Mackenzie.”
Muito diferente do ensino de Deere, que é bíblico, o que poderia provocar real confusão é a atitude do ex-chanceler do Mackenzie que se envolveu desnecessariamente numa guerra contra Julio Severo exclusivamente por causa de um bispo marxista assassinado pelo filho, conforme consta neste artigo: “Robinson Cavalcanti, o pecado veio cobrar a sua conta”

Outra confusão é um dos professores do Mackenzie, Ricardo Bitun, ser co-autor de um livro, juntamente com Ariovaldo Ramos, uma das colunas da Teologia da Missão Integral, que é a versão protestante da marxista Teologia da Libertação. Meses atrás, Ariovaldo louvou Hugo Chávez como um dos melhores homens que o mundo já teve.

A posição cessacionista, que é muito bem aceita por alguns teólogos muito estudados e está em meio a essas confusões de alguns teólogos do Mackenzie, defende que os dons sobrenaturais como línguas estranhas e profecias existiam somente no primeiro século da Igreja Cristã. Hoje, cessaram.

Meister: Em conflito com a Bíblia e com renomados teólogos calvinistas

Essa posição entra em conflito com várias ensinos claros da Palavra de Deus, inclusive uma mensagem que Pedro deu logo após o derramamento do Espírito Santo em Atos 2:
“Nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre todos os povos, os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.” (Atos 2:17-18 KJA)
A mensagem apostólica de Pedro deixou claro que também nos últimos dias o derramamento do Espírito Santo (com profecias, visões e sonhos sobrenaturais) estaria disponível a todos os povos. Quem vê as várias igrejas pentecostais no Brasil, especialmente a Assembleia de Deus, não tem dúvida de que Deus está cumprindo sua Palavra. Quem vê o movimento carismático na Igreja Católica não tem dúvida da fidelidade de Deus.
A postura cessacionista de Meister entra também em conflito com outros importantes estudiosos calvinistas do mundo.
Jack Deere

O teólogo calvinista Wayne Grudem é autor de uma famosa Teologia Sistemática, que traz, em suas primeiras páginas, uma recomendação pessoal de Jack Deere, que disse:

“A Teologia Sistemática de Grudem está destinada a ser tornar um clássico. Ele leva seus leitores a atravessar as áreas mais polêmicas e difíceis da teologia com clareza inigualável… Essa obra tem a capacidade de levar o iniciante ao processo de madura reflexão teológica bem como desafiar e encantar o teólogo experiente. Nunca gostei tanto de uma teologia sistemática quanto essa.”
Evidentemente, Grudem evitou o conselho de Meister de se evitar Deere!
Outro renomado teólogo presbiteriano, J. Rodman Williams, é autor de outra importante obra, “Renewal Theology: Systematic Theology from a Charismatic Perspective” (Teologia da Renovação: Teologia Sistemática a partir de uma Perspectiva Carismática).
Em sua Teologia da Renovação, Williams diz: “Deus, o Deus vivo, é o Deus de revelação. Ele está pronto para conceder por meio de Seu Espírito um espírito de revelação e sabedoria para conhecermos Cristo mais profundamente e também por meio de revelação e profecia está pronto para falar a Seu povo. Deus não mudou em Seu desejo de se comunicar diretamente com aqueles que pertencem a Ele.”
Portanto, é fato que Jack Deere, em sua convicção de que Deus dá hoje esses dons, não está sozinho. O teólogo presbiteriano J. Rodman Williams também mostra que o cessacionismo não é necessariamente característica padrão de todos os presbiterianos.
Wayne Grudem

Em sua Teologia Sistemática, Grudem comenta sobre o derramamento do Espírito Santo em Atos 2:17-18 (com as visões, profecias e visões sobrenaturais):

“Dons espirituais são distribuídos a todos os homens e mulheres, começando no Pentecoste e continuando em toda a história da igreja.”
A postura teológica de Meister não está, assim, em conflito apenas com o testemunho de Deere. Está em conflito com a espiritualidade de milhões de cristãos pentecostais e neopentecostais do Brasil. Está em conflito com calvinistas renomados que igualmente acreditam que Jesus Cristo, que dava dons no passado, continua dando hoje. Está em conflito grave com a Bíblia, que não apoia a teologia do cessacionismo.

Cessacionismo e apostasia protestante na Europa

Meister parece pensar que se a Igreja de Jesus Cristo hoje evitasse profecias, revelações e outros dons, tudo seria uma maravilha. Posso citar um exemplo prático: a Europa. Ninguém nega que as grandes denominações protestantes na Europa estão morrendo. A Igreja Presbiteriana da Escócia, que durante séculos foi referência para os calvinistas do mundo inteiro, está hoje ordenando pastores homossexuais. Isto é, o pouco que resta das grandes denominações protestantes europeias está optando pela apostasia.
E durante muito tempo o que mais predominava entre essas igrejas? O cessacionismo. Li esta semana sobre a experiência de um pastor luterano na Alemanha que foi chamado para atender uma família que era membro tradicional de sua igreja. A moça da família tinha “alucinações” e ataques. Quando o pastor fez uma oração, a moça caiu e talheres e outros objetos da casa começaram a se mover e se bater.
O pastor ficou atônito, sem entender a moça caída no chão se contorcendo. Ele chamou o médico, que também pouco pôde ajudar. A moça dizia que costumava ver a aparição de uma mulher morta com um bebê nos braços, e objetos se movimentando e batendo era experiência comum em sua casa, especialmente de noite ou quando alguém orava.
Esse caso mostra que o diabo — que veio para matar, roubar e destruir — não cessou suas obras. Mas as manifestações do Espírito Santo, disponíveis aos cristãos para confrontar as obras das trevas, não estão mais presentes, porque grandes denominações protestantes da Europa ensinam suas minguantes congregações que Deus cessou seus dons sobrenaturais.

Cessacionismo calvinista refutado por calvinistas renovados

Eu poderia escrever um artigo mais extenso sobre a atitude de certos teólogos calvinistas atacarem o testemunho ou a defesa bíblica de cristãos a favor de profecias, revelação e outros dons hoje, mas não preciso reiventar a roda. Wayne Grudem, Jack Deere e John Wimber, como colegas ministeriais de linha calvinista no movimento Vineyard, escreveram importantes documentos teológicos refutando teólogos cessacionistas que atacaram, por meio de más interpretações bíblicas, a abertura das Igrejas da Vinha aos dons e manifestações sobrenaturais do Espírito Santo.
Os principais documentos teológicos são “Power & Truth: A Response To The Critiques Of Vineyard Teaching And Practice By D. A. Carson, James Montgomery Boice, And John H. Armstrong In Power Religion” (Poder e Verdade: Resposta às Críticas do Ensino e Prática da Vineyard feitas por D. A. Carson, James Montgomery Boice e John H. Armstrong em seu artigo “Religião de Poder”), escrito por Wayne Grudem, e “Vineyard Position Papers #1–3” (Documentos de Posturas da Vineyard), escrito por Wayne Grudem, Jack Deere e John Wimber.
É o confronto entre calvinistas equilibrados que acreditam nas manifestações sobrenaturais do Espírito Santo e calvinistas que não acreditam e atacam os que acreditam. É o confronto entre a verdade bíblica e a má interpretação teológica.
O movimento Vineyard não foi atacado somente por setores calvinistas radicalmente cessacionistas. No Brasil, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) atacava com muito mais ferocidade a Vineyard uns 15 anos atrás. O problema da IURD é que ocupa uma posição isolada no meio pentecostal e neopentecostal: desde seu nascimento, a IURD é cessacionista. Seu dono ensina que Deus não dá hoje profecias, revelações e outros dons sobrenaturais e que todas essas manifestações são demoníacas — pensamento não muito diferente de Meister e colegas teólogos cessacionistas.
Os colegas dele nos EUA ocupam seu tempo e conhecimento teológico para atacar as manifestações sobrenaturais do Espírito Santo hoje — comportamento não muito diferente do que venho denunciando no Brasil como “esquerda apologética,” composta em grande parte por autodenominados apologetas calvinistas, cuja ocupação é pretensamente atacar “exageros” de igrejas pentecostais e neopentecostais. Por baixo dos panos, usam tal “apologética” recheada de mexericos para avançar o esquerdismo. Pelo menos, dois grandes tabloides calvinistas autodenominados “apologéticos” já saíram do armário esquerdista: Púlpito Cristão (http://bit.ly/11U5Kxa) e Genizah (http://bit.ly/1cHdSXT).
Não é impróprio citar Meister e o tabloide Púlpito Cristão juntos. No livro dos pretensos maiores blogueiros do Brasil, lançado pela VINACC neste ano, constam juntos o nome de Meister e Leonardo Gonçalves, dono do tabloide.
O esquerdismo dos tabloides calvinistas já foi amplamente exposto no meu blog. O importante aqui é lidar com um aspecto pouco tratado: as razões para a hostilidade de alguns teólogos calvinistas às manifestações sobrenaturais do Espírito Santo hoje.
Para tratar desse assunto, entrevisto Edson Camargo, jornalista e dono do blog Profeta Urbano:

Cessacionismo: teologia da incredulidade — entrevista com Edson Camargo

Blog Julio Severo: O que mais lhe chamou a atenção na resenha de Mauro Meister sobre o livro Surpreendido com a Voz de Deus, de Jack Deere?
Edson Camargo: Sinceramente, Julio, a fragilidade da argumentação. A certa altura, Mauro Meister comenta:
“A pergunta que nos fica é como validar essas experiências do autor. Só podemos contar com o relato e a interpretação que ele mesmo dá! Um problema fundamental é o daquelas pessoas que perguntam: E por que Deus não fala assim comigo?”
Bem, como então validar a experiência de conversão de Mauro Meister? Só podemos contar com o relato e a interpretação que ele mesmo dá. A pergunta de Meister sobre as experiências de Jack Deere só faz sentido se desprezarmos toda experiência espiritual que se dê puramente no âmbito subjetivo, na vida interior da pessoa. “Só podemos contar com o relato e a interpretação que ele mesmo dá!” diz Meister, esquecendo que é exatamente com base nestas experiências interiores que é possível ao cristão dar o testemunho da experiência do novo nascimento, do abandono de velhos pecados, da cura das emoções por meio do perdão, e das mudanças no caráter por meio de firmes decisões baseadas na obediência às Escrituras e ao Espírito Santo.
Meister, aqui, fala de forma análoga ao ateu ou o agnóstico, que, por nunca ter experimentado o novo nascimento em Cristo, fica pedindo mil e uma evidências para um cristão que sabe que o novo nascimento é, antes de tudo, uma experiência interior, da alma.
No fim das contas, o cessacionismo, entendido como a negação da contemporaneidade de dons sobrenaturais do Espírito como curas, línguas e profecias, é exatamente isto: uma teologia da incredulidade.
Blog Julio Severo: Você consideraria válida a crítica de Meister relativa às possíveis frustrações de algumas pessoas, caso não experimentassem o que Jack Deere passou a viver assim que passou da posição cessacionista para a crença na atualidade dos dons sobrenaturais do Espírito Santo?
Edson Camargo: O que Meister fez foi lançar uma hipótese pessimista: “algumas pessoas podem se frustrar”. Por que não lançar também uma hipótese na direção oposta? “Agora, pessoas que tinham restrições ou desconfiança com os dons sobrenaturais do Espírito podem, a partir dos relatos e argumentos de Jack Deere, abrir-se para toda uma nova dimensão de possibilidades, de intimidade com Deus e de produção de frutos espirituais em suas vidas”. Não foi justamente essa a intenção de Jack Deere em sua obra?
Quando Meister e cessacionistas semelhantes a ele, sejam calvinistas ou não, afirmam que “um problema fundamental é o daquelas pessoas que perguntam: E por que Deus não fala assim comigo?”, podemos concluir que esse pode ser precisamente o caso deles. Por outro lado, milhões de cristãos renovados, carismáticos, pentecostais e neopentecostais, que compõem a maior parcela da igreja evangélica no Brasil, SABEM que, mesmo crendo nos dons sobrenaturais do Espírito, muitas vezes se experimenta “o silêncio de Deus” em mais de uma área da vida. Um silêncio que, para os cessacionistas, parece ser a coisa mais normal da vida cristã. É o caso do surdo de nascença que duvida da existência da música.
Blog Julio Severo: O comentário de Meister, então, ao seu ver, ilustra um desconhecimento real sobre como é vivido o Evangelho pela maior parte das igrejas protestantes históricas do Brasil hoje?
Edson Camargo: Sim, essa, na verdade, é uma implicação do cessacionismo em si mesmo.  Mas não a única. Até pelo fato de ser uma posição a cada dia mais rejeitada pela totalidade dos evangélicos, o cessacionismo impõe ao seu defensor ficar numa situação delicada: acreditar e defender, ainda que não com toda a franqueza e contundência, que todo cristão renovado, carismático, pentecostal ou neopentecostal está sempre “viajando na maionese” ou é um impostor, quando o assunto são as experiências com os dons sobrenaturais do Espírito Santo.
Blog Julio Severo: A acusação de Meister, de que crer na atualidade dos dons sobrenaturais do Espírito Santo equivaleria a rejeitar o “Sola Scriptura”, faz algum sentido?
Edson Camargo: Não, nenhum. Não se conhece nenhum líder ou teólogo sério que seja um protestante renovado, carismático, pentecostal ou neopentecostal que negue a suficiência das Escrituras Sagradas. Se há algo que não traz o risco da revogação da autoridade, da completude e da inerrância das Escrituras é a crença na contemporaneidade dos dons espirituais, que, antes de tudo, leva as pessoas de volta à leitura das Escrituras, e nelas têm sua atuação com os dons descrita, defendida e incentivada. “Dou graças a Deus que falo em línguas mais que todos vocês”, diz o apóstolo Paulo, na Palavra que “permanece para sempre”. Falando uma coisa dessas — e aqui parafraseio uma crítica de J. Rodman Williams a cessacionistas dos EUA — o apóstolo jamais seria convidado para escrever na Fides Reformata.
O outro lado, o dos renovados, pentecostais, etc., se fundamenta no sentido mais imediato e literal de diversas passagens bíblicas, mas com uma diferença: além de tudo, têm os FATOS ao seu favor: são curas, palavras confirmadas, experiências pessoais diversas, milagres e maravilhas acontecendo em suas igrejas, em suas casas, e entre seus irmãos na fé. E mais: são fatos recorrentes, associados a pessoas que creem não só na contemporaneidade dos dons, como na posse real de alguns destes dons. É verdade que nem sempre o fato do milagre aponta para a presença real do dom relacionado a ele, mas é digno de nota que relatos de milagres sejam muito mais frequentes nos ambientes nos quais se crê na atualidade dos dons. Portanto, para reforçar a veracidade dos relatos de Jack Deere, temos mais que apenas seus relatos e interpretações. Temos o testemunho de milhões de cristãos que creem na contemporaneidade dos dons sobrenaturais do Espírito Santo.
Blog Julio Severo: Com a maioria esmagadora dos evangélicos brasileiros rejeitando a posição cessacionista, com um número crescente de grandes teólogos passando a crer na atualidade dos dons de milagres, curas e profecias, e um crescimento mais acelerado das denominações carismáticas e pentecostais do que das denominações cessacionistas, como você vê reações com a de Mauro Meister, nesta resenha, e outras?
Edson Camargo: Penso que a fragilidade da posição cessacionista está ficando cada vez mais notória. O que restou a Mauro Meister nesta resenha? Lançar dúvidas sobre a veracidade dos relatos de Jack Deere, sem base objetiva alguma. Juízo temerário puro e simples. Mas para os cessacionistas, não há alternativa. Para eles, se é que de fato acreditam em sua posição teórica, os relatos de pessoas que vivem a realidade dos dons do Espírito Santo ou são mentira, ou são pura alucinação. Ou talvez ainda a evidência do poder da auto-sugestão. Tudo o que eles fazem em relação à contemporaneidade dos dons é se ater ferrenhamente a uma tese teológica muito débil e altamente questionável: “as prescrições dadas nestes versículos não valem mais para os dias de hoje”. E então acrescentam outras justificativas, de cunho muito mais teórico e especulativo do que estritamente bíblico. 

Fonte: www.juliosevero.com

Leitura recomendada:

22 comentários sobre “Surpreendido com a Voz de Deus

  1. JúlioGostaria de comentar a respeito de Leonardo Gonçalves (do púlpito Cristão) e Renato Vargens. Você rotineiramente os acusa de esquerdistas. Num sentido amplo, até pode ser que sejam. Mas você ignora que Renato Vargens escreveu vários textos extremamente contundentes contra o comunismo, e o Leonardo Gonçalves publicou pelo menos um ou dois textos desses no "Púlpito Cristão". Também vi no Púlpito Cristão artigos descendo a lenha da Dilma e recomendando não votar nela. No máximo, o que se pode acusar Vargens e Gonçalves é de serem um tanto inconsistentes quanto ao esquerdismo, pois o "Púlpito Cristão" publica lado a lado, tanto textos com certo viés esquerdistas, como textos anti-esquerdistas. Mas isso é comum aqui no Brasil, pois as pessoas não tem profundidade suficiente para entender a amplidão da estratégia marxista.Quanto ao cessacionismo, não lembro a posição do Renato Vargens, ma ele não bate muito nesta tecla, pois se fosse o caso, eu lembraria. Da mesma forma, não vejo uma forte ênfase cessacionista no "Púlpito Cristão". Eles publicam os artigos do Augusto Nicodemus, muito mais pelo seu calvinismo do que pelo seu cessacionismo.Os grandes focos das críticas do Leonardo são a teologia da prosperidade e o teísmo aberto (e o Augusto Nicodemus deu bastante atenção a esses assuntos também). Como muitos neo-petencostais adotam o a Teologia da Prosperidade, levaram paulada do Púlpito Cristão essencialmente por causa disso. Houve outras questões também, mas a maioria das críticas foi por causa disso. E o cessacionista pró-PT Macedo levou surra junto, mostrando que o motivo não era a posição política nem o cessacionismo.Da mesma forma, o expoente da esquerda evangélica, Ricardo Gondim, levou uma surra em vários artigos, por causa do Teísmo Aberto.Não sou advogado do Leonardo nem do Renato Vargens, nem os conheço pessoalmente, e teria minhas próprias críticas tanto a um como a outro. Mas penso que você não vê as nuanças do pensamento dessas pessoas, e analisa muito as coisas do ponto de vista esquerda x direita e cessacionismo x pentecostalismo.Para nós que compreendemos a amplidão da estratégia esquerdista, essa polarização esquerda x direita faz sentido, mas para a imensa maioria das pessoas, isso não é compreensivel.Da mesma forma, para nós que compreendemos a desgraça que foi a teologia cessacionista para a Igreja, esse assunto é importante, mas muita gente não enxerga isso.Talvez um assunto mais importante ainda seja o erro da teologia da substituição, que propiciou que os outros erros entrassem.Grato pela atenção

  2. Oi, Aprendiz! Você disse: “Você rotineiramente os acusa de esquerdistas.” Acusar é uma coisa, e mostrar que rotineiramente eles pendem para a esquerda é outra coisa. Cada vez que precisei denunciá-los, foi com base em declarações e apoio rotineiros que eles mesmos fizeram. Isso não é acusação. Apenas denuncio o que eles declaram em apoio vergonhoso a esquerdistas evangélicos notórios. Se isso é acusação, é auto-acusação praticada por eles mesmos.Você diz que não vê uma forte ênfase cessacionista neles. Essa ênfase provavelmente não ocorre porque o evangelicalismo brasileiro é vastamente pentecostal. Mas está presente nos sistemáticos e rotineiros ataques ao pentecostalismo e neopentecostalismo, sob a capa de combater a Teologia da Prosperidade.Veja que o maior problema, de longe, nos meios calvinistas é o esquerdismo, que já está destruindo as igrejas calvinistas dos EUA e Europa. O esquerdismo é uma praga avassaladora nos meios calvinistas, sem mencionar a maçonaria. Mesmo assim, Vargens e o outro acham que o MAIOR problema do universo são as práticas e pregações pentecostais e neopentecostais.Toda a esquerda ocidental condena o comunismo. Você nunca os verá, por exemplo, elogiando Stálin. Aliás, já li um artigo do Vargens atacando Stálin. Isso qualquer esquerdista dos EUA e Brasil faz muito bem. Quanto a descer a lenha na Dilma, note que muitos esquerdistas fazem isso. O radical PSOL faz isso. O falecido bispo marxista Robinson Cavalcanti já estava atacando o PT. Mas então, desculpando a conduta de Vargens e Leonardo Gonçalvez, você disse: “Mas isso é comum aqui no Brasil, pois as pessoas não tem profundidade suficiente para entender a amplidão da estratégia marxista.”Daria para enxergar que os dois têm realmente essa alegada falta de profundidade, ou burrice mesmo, se eles não fossem do meio calvinista, onde exige-se algum estudo profundo, de alguma forma ou de outra. Se fosse o caso de algum pastor neopentecostal ou pentecostal, que de fato não tem profundidade suficiente por não ter estudo, daria para desculpar sua adesão a um movimento sem saber o que está fazendo. Mas você realmente acha que quando rotineiramente Vargens e Gonçalves recomendam notórios evangélicos esquerdistas eles o fazem por falta de profundidade ou burrice?A Bíblia diz que a função do sacerdote (líder religioso) é ensinar o povo a fazer a diferença entre o certo e o errado, o santo e o profano, o puro e o impuro, etc. Como farão isso se eles mesmos não sabem essa diferença? Se não sabem, são guias cegos. E a Bíblia deixa claro que quem segue cego, cai no buraco.Se eles não conseguem cuidar nem enxergar os maiores problemas no meio deles, entre os quais está o esquerdismo e a maçonaria, como querem de forma sistemática, rotineira e implacável cuidar do que eles enxergam como mil e um problemas de pentecostais e neopentecostais?

  3. Olá Júlio, gosto muito da teologia reformada, da importâcia que eles dão ao estudo e tal. Mas sempre rejeitei esta ideia de que o Espírito Santo não se manifesta com dons sobrenaturais nos dias de hoje, pois então o que seriam os sonhos e visão que eu tive? E o falar em linguas?Acredito que os que os cessassionistas não entendem é que, as visões não são necessariamente novas revelações para a Igreja, mas sim para um grupo de irmãos ou para um indivíduo em si, mas também podem ser de utilidade para todo o corpo, o lance é que as visões ou profecias não podem ir contra a palavra de DEUS, mas elas não acrescentam nada ao que já nos foi dado. No entanto são uteis para nos orientar em certos casos. Por exemplo, eu estava sofrendo muito, com uma angustia grande então o Senhor me deu um sonho, que explicava o problema, e ao acorda Ele mesmo me deu a interpretação da visão e foi me falando ao longo do dia o que significava cada coisa.Eu ainda confirmei com uma irmã, sem lhe dizer o que significava, so lhe contei a visão e ela foi uma comigo. Mas isto não alterou a bíblia, não foi anti-biblico, nem alterou a doutrina, muito pelo contrário a confirmou e eu pude sair de minha angustia.DEUS abençoe.

  4. Olá, Julio Severo. Tenho interesse pelo assunto, e concordo que não há prova bíblica de que os dons extraordinários cessaram.Mas você poderia indicar fontes para conhecer melhor esses fenômenos? Pois os poucos que pude presenciar pareceram-me pura emoção exaltada, nada mais. E outros fenômenos do tipo demonstram total avacalhação, arrogância, falta de reverência, etc.Onde eu poderia pesquisar mais sobre a real natureza dessas coisas? Se puder indicar um livro, ou link da internet, etc., agradeço.

  5. Anônimo, você pode ter um esclarecimento completo na Teologia Sistemática de Rodman Williams, um calvinista renovado. Veja aqui: http://www.editoravida.web558.kinghost.net/Recomendo também o livro O Dom da Profecia, de Wayne Grudem: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/149520/o-dom-de-profecia-do-novo-testamento-aos-dias-atuaisOs livros mais importantes são os de Jack Deere. Você pode tentar encontrar nos sebos os livros "Surpreendido com a Voz de Deus" de Jack Deere (Editora Vida) e "Surpreendido pelo Poder do Espírito" de Jack Deere (CPAD).

  6. A paz do SENHOR sou pentecostal desde meu nacimento e recentimente fui dormir na casa de um irmao e Deus me mostrou em visao que aquele irmao estava em adulterio. Contei-Lhe a visao e ele confessou em pranto o seu pecado e hoje e um otimo marido e um cristao verdadeiro…

  7. Não existem somente surdos físicos. Existem também surdos espirituais, entre os quais estão muitos teólogos. A diferença é que enquanto os surdos físicos querem cura, os surdos espirituais dirão que não precisam de nada.

  8. Acho bastante fácil acreditar que Deus não fala hoje. Basta não crer na Bíblia, que é o maior testemunho do sobrenatural de Deus. Bem diz a Bíblia que a letra mata. A maioria dos teólogos se dedicam à letra morta. São mortos e querem que todos morram.

  9. A postura cessacionista é polêmica nos meios calvinistas, que se digladiam para ver se permitem ou não a Deus viver, falar, ouvir hoje. Eu não sou calvinista e estou fora das controvérsias deles. A maioria da igreja brasileira também está fora das controvérsias deles. Se você é calvinista, você sabe melhor do que eu que as brigas deles entre si não cessam. Brigam por muitas questões teológicas.

  10. Eu o adquiri em 1998, Reli umas duas vezes, e agora que você publicou este artigo, retirei-o empoeirado da estante para lê-lo novamente. Este livro sempre me surpreende. Obrigado por ter me lembrado dele.

  11. Júlio,Infelizmente, a teoria do cessacionismo contaminou muitas pessoas e igrejas. Algumas delas não crêem mais nas manifestações vindas do Espírito Santo.O verdadeiro cristão jamais rejeitaria a atuação do Espírito Santo. Este mesmo espírito tem todo poder para atuar como quiser na vida do cristão, desde que o cristão dê espaço. O apóstolo Paulo explica isso de forma mais detalhada:"Porém, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, para que pudéssemos conhecer aquilo que nos é dado gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras da sabedoria humana, mas com as que são ensinadas pelo Espírito Santo, comparando as coisas espirituais com as espirituais" (1 Coríntios 2:12–13)"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas o Deus que opera em tudo e em todos é o mesmo. Porém, a manifestação do Espírito é concedida a cada um para aquilo que for útil. Pois a um é dada, pelo Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, o dom da cura; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de distinguir os espíritos; e a outro, a diversidade de línguas; e a outro, a interpretação de línguas. Porém o mesmo e único Espírito faz todas estas coisas, dividindo particularmente a cada um como quer" (1 Coríntios 12:4–11)Quem tem comunhão com o Espírito Santo crê em todas as visões, dons e revelações dadas por Deus. Infelizmente, é esta mesma comunhão que está em falta em muitas igrejas atuais! Em virtude disso, muitas pessoas se deixam enganar por falsas revelações (e falsos profetas).Foi justamente para alertar contra esses e outros enganos que o apóstolo João advertiu:"Amados, não acrediteis em todo espírito; mas antes provai se tais espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas têm surgido em todo o mundo" (1 João 4:1)Não é exatamente isto o que está acontecendo com muitas igrejas ditas cristãs nos dias de hoje?

  12. Julio Severo, como assim católicos carismáticos? Eles estão largando a devoção a homens e a eucaristia? Então eles estão saindo da ICR?Por favor, me responda. Se possível me indique algum estudo e ou livro. Quero saber mais sobre isso.

  13. Gonçalo, a Renovação Carismática, inicialmente conhecida como "movimento católico pentecostal", ou católicos pentecostais, depois por católicos renovados e hoje como católicos carismáticos, surgiu em 1967, quando Steve Clark, da Universidade de Duquesne em Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, durante sua participação no Congresso Nacional de "Cursilhos de Cristandade", mencionou o livro "A Cruz e o Punhal", que tratava do trabalho de David Wilkerson, pastor da Assembleia de Deus, com grupos de jovens viciados em drogas da cidade de Nova York. Clark dizia que o livro o inquietava e que todos as pessoas deveriam lê-lo. Depois que começaram a lê-lo, os estudantes católicos começaram a ser batizados no Espírito Santo, a falar em línguas e a manifestar outros dons. Quem somos nós para discordar das pessoas que Deus escolhe para visitar e abençoar? Claro que a idolatria, seja entre católicos ou evangélicos, é inaceitável. (Com informações da Wikipédia.)

  14. Júlio,O comentário do presbítero Valdomiro sobre os dons espirituais foi muito oportuno. Não só eu concordo com o que ele disse, como eu ainda acrescentaria o seguinte: o próprio Jesus, antes de voltar para o Pai, prometeu mandar o Espírito Santo aos Seus discípulos. Ele mesmo garantiu:"E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre: o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê e nem O conhece; mas vós O conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós" (João 14:16–17)"Mas o Consolador, o Espírito Santo, que é Aquele a quem o Pai enviará em Meu nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que Eu vos tenho dito" (João 14:26).Com estas palavras, Jesus disse que o Pai enviaria o Espírito Santo para ensinar e orientar todos os homens (não só os Seus apóstolos, como também todos os cristãos dos dias de hoje).Mais adiante, Jesus explica melhor o papel do Espírito Santo:"Todavia, Eu vos digo a verdade: convém que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador (o Espírito Santo) não virá a vós; mas Eu, quando for, Eu O enviarei. E Ele, quando vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em Mim; da justiça, porque volto para Meu Pai e não Me vereis mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Muito ainda terei para vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Quando, porém, Ele, o Espírito da verdade, vier, Ele vos guiará em toda a verdade; pois não falará por Si próprio, mas vos dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (João 16:7–13, o parêntese é meu)No livro de Atos dos Apóstolos, eis o que disse Pedro sobre a manifestação do Espírito Santo:"E acontecerá, diz o Senhor, que nos últimos dias derramarei do Meu Espírito sobre toda carne; vossos filhos e filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e vossos velhos terão sonhos; e também derramarei do Meu Espírito sobre Meus servos e Minhas servas, naqueles dias, e profetizarão" (Atos 2:17–18)O Espírito Santo está presente, e continua ativo ainda hoje (em que pese toda a teoria contrária dos "cessacionistas"). O que todo verdadeiro cristão precisa fazer é ter comunhão com Ele, e buscar os dons espirituais. Em relação a isso, o apóstolo Paulo afirmou com autoridade:"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar" (1 Coríntios 14:1)Precisa dizer mais alguma coisa?

  15. Olá, Júlio,É claro, óbvio, evidente e maravilhosos o fato de que Deus fala e realiza milagres ainda hoje. Já VI, já TESTEMUNHEI coisas impressionantes na África, por exemplo. Curas realmente milagrosas, físicas, como a do paralítico da Bíblia. Não é meia dúzia de frustrados que vão me dizer que o que eu vejo e sinto não é verdade. Aliás, meu pastor de Paris, Serge Jacquemus, da Église Réformée de France, calvinista, homem culto e erudito, formado em seminários europeus, poliglota, define-se como um "calvinista pentecostal" depois de ter vivido, ele mesmo, experiências absolutamente singulares com o Espírito Santo, no Canadá. Mas veja, Júlio, o próprio Deus pode aparecer a essas pessoas que você citou que para elas não fará a mínima diferença, pois creem apenas com a mente, com o intelecto, e não sabem o que é crer de todo o coração, crer com o espírito, crer com tudo o que se tem. Deus, para eles, deve se encaixar em suas teologias limitantes. Deus não pode ser transbordante, ilimitado, além de toda definição: sendo assim, é engano, é errado, é invencionice. O que será que ouvirão de Cristo naquele grande dia? Um abraço,Maya

  16. Amiga Maya Felix,Quando você disse que algumas pessoas crêem apenas com a mente e o intelecto (e não de todo o coração), me lembrei das palavras do apóstolo Paulo:"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e nem pode entendê-las, pois elas se distinguem espiritualmente" (1 Coríntios 2:14)Por que isso acontece? Simplesmente por muitas pessoas não têm comunhão com o Espírito Santo, e se deixam influenciar por qualquer fenômeno ou manifestação espiritual. E é justamente para alertar contra esses e outros enganos que o apóstolo João disse como devemos proceder:"Amados, não acrediteis em todo espírito; mas antes provai se tais espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas têm surgido em todo o mundo" (1 João 4:1)A única vacina comprovadamente eficaz contra as falsas manifestações espirituais, as heresias e os falsos profetas é a comunhão com o Espírito Santo aliada à obediência à Palavra de Deus. Só assim teremos a verdadeira proteção espiritual contra toda e qualquer tentação diabólica (e também contra todo e qualquer espírito de engano).Em virtude disso, não é sem razão que Jesus, ao final das cartas para todas as igrejas de Apocalipse, está sempre lembrando:"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 2:7,11,17,29; 3:6,13,22)Será que eu estou certo no meu ponto de vista?

  17. Acho que você deveria estudar história da Igreja, a apostasia de Igrejas históricas nada tem haver com cessacionismo, tem haver com liberalismo teológico.

    Dons espirituais devem ser provados, tal como ensinado na Bíblia, será que o padrão Bíblico tem sido usado nas Igrejas que defendem dons miraculosos?

  18. Olá Júlio!Achei interessantíssimo teu texto! Quero te parabenizar por defender essa bandeira que eu também defendo. Também pela coragem de confrontar doutrinas que a bíblia chama de apóstatas.Na quase totalidade concordo contigo. Ressalto apenas a controversa (e preconceituosa) frase nos comentários: "[…]Se fosse o caso de algum pastor neopentecostal ou pentecostal, que de fato não tem profundidade suficiente por não ter estudo, daria para desculpar sua adesão a um movimento sem saber o que está fazendo[…]". De fato, a maioria pode ter essa característica, todavia, falando do pentecostalismo, já que é o ramo ao qual eu também pertenço, progredimos bastante nesse sentido nos últimos anos para a mudança desse quadro, onde crescemos em conhecimento ALIADO à Graça de Deus.O ministério ao qual eu faço parte tem inclusive uma publicação sobre os dons do Espírito, que apesar de pequena, considero de muita valia para todos os cristãos, que com autorização estarei digitalizando e recomendo que leias, pois, gostaria de saber a tua posição em relação aos ensinamentos ali contidos. Se houver interesse, por favor, entre em contato.Também estou iniciando a escrever alguns textos para o meu blog (www.defensordoevangelho.wordpress.com) com ênfases apologéticas.Se possível peço que divulgues e acesses também o blog http://www.cruzadas-de-fe.blogspot.com.br de um amigo que é autoridade quando o assunto é a evidência da ação do Espírito através dos dons nos dias atuais, o Pr. José Carlos, que também é teólogo e pentecostal.Na paz de Cristo, Lucas – Defensor do Evangelho.

  19. Olá Júlio!Eu fui cessacionista até o dia quando o Senhor me chamou pessoalmente. Deixo o link abaixo para o meu testemunho, se você permitir.Quando ocorreu, eu me assustei pois minha idéia era que o diabo podia falar na mente de qualquer um mas Deus estava limitado apenas às letras da Escritura. Em qualquer situação difícil eu me assustava porque tinha que me esforçar para lembrar de textos bíblicos a fim de me garantir. Isso me atormentou por anos, e eu amava o Senhor e o buscava para entender os tempos. Tinha receio de que quando viesse a operação do erro, acreditando apenas em pastores, eu fosse enganado e caísse na apostasia. Logo após dois enfartes, orei na UTI e um milagre aconteceu. Pouco tempo depois disso, o Senhor me chama pessoalmente e me faz seu profeta. E para piorar minha situação, quando procurei um ministro para relatar parte dos fatos (só contei a revelação, não contei que o Senhor me chamava com profeta) ele me chama e diz que o Senhor me ungia como profeta… duas vezes! Daquele dia em diante tudo mudou. Bem, é razoavelmente simples entender: fui eu quem falou aquelas palavras proféticas no programa do Olavo em 2009 (talvez Dez), e elas estão se cumprindo cabalmente. Ora, como eu poderia saber isso e mais outras tantas coisas que ainda estão para acontecer? Por minha própria capacidade? Não é porque eu sou bonitinho…Está em Am.3:7 – o Senhor não fará nada sem antes revelar seu segredo aos seus servos, os profetas. Isso, que eu saiba, nunca foi revogado nas Escrituras.Mas tem mais: os cessacionistas não fazem a menor idéia do que é o espírito humano e suas capacidades naturais. Somos capazes de estar em dois lugares ao mesmo tempo (bilocação – corpo aqui e espírito ali, inclusive em outros corpos), de mover coisas sem toque físico, de manipular e até criar matéria, de refazer nosso próprio DNA, realizar curas espirituais à distância, de ver limitadamente passado e futuro e tudo por força do espírito humano natural. Ocorre que os dons espirituais do Espírito Santo são dotações especiais com fins específicos para os salvos e para a Igreja. A diferença é abissal.Aquele que se exercita espiritualmente para realizar fenômenos sobrenaturais sem ter nascido de novo em Cristo corre vários riscos por não saber em que e com quem está lidando: é enganado por demônios, transfere cargas espirituais para outros em ações de curas, sofre desgaste emocional e mental, provoca espíritos malignos além de outros problemas sérios devido sempre ao pecado que nele ainda está e à porta aberta para a operação de demônios. Isso sem falar que não conhece as ferramentas espirituais para combater o maligno. Ora, se os homens têm tais capacidades naturais, por que o Espírito Santo não cuidaria dos salvos, principalmente diante do que ocorre no mundo espiritual, dotando-os com capacidades especiais? Ele não é o Espírito de Deus? Como vestir a armadura de Deus para batalhar contra principados e potestades? Lutar contra eles apenas com a lógica da mente consciente é dar tiro no pé e receber como auxílio a própria derrota. O maligno vê nosso espírito e sabe quando estamos agindo pela certeza espiritual ou apenas pela mente carnal, que decora textos da Escritura para recitá-los a ele, que as conhece bem. Batalhas espirituais só são resolvidas no âmbito do espírito em nome de Jesus Cristo, e sem os dons espirituais em ação é fracasso na certa.Estou estudando isso há anos e posso afirmar que o cessacionismo é mais um prego na construção da apostasia que virá. Para mim é uma armadilha satânica mesmo. A primeira palavra profética que o Senhor me deu foi: Meu povo está misturando doutrinas humanas à minha palavra, e isso eu não admito. Os juízos que estão chegando provarão a igreja: as doutrinas que estiverem firmadas na Escritura passarão; os que andam por doutrinas diferentes verão que seus apoios são tão fortes quando pregos na areia. http://palavradas.wordpress.com/meu-testemunho/

  20. Júlio, Júlio, vc é um desconhecedor das coisas! Não pense que o único erro do calvinismo é seu estritende e doentio cessacionismo. Outros protestantes históricos rejeitam muito mais pontos dos calvinistas. Aconselho você, que nada conhece de calvinismo, a conhecer esta vertente protestante que tem sequestrado a Reforma. A VERDADE SOBRE O CALVINISMO, em duas partes:Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=ZtDWAkmIQMsParte 2: http://www.youtube.com/watch?v=vUnT4s3WHHs

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