Brasil honra diplomatas que salvaram judeus dos nazistas

Brasil honra diplomatas que salvaram judeus dos nazistas

BRASÍLIA, Brasil (AP) — Dois diplomatas brasileiros que ajudaram a salvar centenas de judeus de acabarem em campos de concentração nazistas foram honrados durante uma cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
A cerimônia de quarta-feira de noite prestou homenagem a Aracy Guimaraes Rosa, funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo nas décadas de 1930 e 1940 e Luis Martins de Souza Dantas, embaixador do Brasil na França durante o mesmo período. Ambos deram centenas de vistos para judeus.
Aracy Guimaraes Rosa
A presidenta Dilma Rousseff compareceu à cerimônia organizada pela Confederação Israelita do Brasil e pela Associação Cultural Judaica.
Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita, disse que os dois diplomatas tiveram “a coragem de desobedecer às ordens do Ministério das Relações Exteriores de restringir a entrada de judeus no Brasil”.
Traduzido por Julio Severo do artigo da Associated Press: Brazil honors diplomats that saved Jews from Nazis
Leitura recomendada:
Quem precisa de Israel?, artigo de Pat Boone

2 comentários sobre “Brasil honra diplomatas que salvaram judeus dos nazistas

  1. Nem sempre obedecer a autoridades significa estar em conformidade com as Escrituras Sagradas. Exemplos bíblicos? Raabe, as parteiras de Moisés, Daniel, os apóstolos. Cuidado ao interpretar este princípio que se propõe estabelecer ordem, mas que levado ao pé da letra é pretexto para manipulação. A fidelidade a Deus consiste em não trairmos a Sua justiça, porque a dos homens aos olhos de Deus são trapos de imundicie.

  2. Irmão Julio, por favor corrija o titulo da matéria. Não foi o Brasil que honrou. Foi a federação Israelita. Dependesse da Dona Dilma e do governo, eles rebaixariam os tais funcionários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s