Rex Humbard, primeiro televangelista do mundo, morre aos 88 anos de idade

Rex Humbard, primeiro televangelista do mundo, morre aos 88 anos de idade

Entre os milhões que assistiam aos seus cultos televisivos estava Elvis Presley

Rex Humbard, o primeiro televangelista do mundo e pioneiro em programas de TV evangélicos, morreu de causas naturais em 21 de setembro de 2007. Ele tinha 88 anos. Humbard, mencionado pela revista U.S. News & World Report como “Um dos 25 Maiores Arquitetos do Século Americano”, é citado como o primeiro evangelista de TV dos EUA. Em 1949, Rex Humbard iniciou programas de rádio e TV a partir da filial da CBS em Indianapolis, Indiana, e o mundo reparou.

“Hoje, Rex Humbard chegou mais perto do que qualquer outro ser humano na história… de pregar o Evangelho em todo o mundo… mais do que qualquer outro evangelista, ele assumiu o desafio”, elogiou a famosa revista Time.

Em 1952, Rex Humbard estava transmitindo programas semanais para milhões de fiéis telespectadores. As transmissões eram feitas a partir da Catedral do Amanhã, sua igreja com capacidade para 5.400 pessoas sentadas, em Akron, Ohio. Seu programa semanal era transmitido por aproximadamente três décadas através de 360 estações nos EUA e Canadá e mais de 2.000 estações no mundo inteiro em 91 línguas. Seu estilo simples de falar do Evangelho combinado com o melhor da música evangélica transcendia culturas e doutrinas, e teve apelo amplo entre crentes e descrentes no mundo inteiro. No auge de seus programas, as audiências aos domingos chegavam em média a 8 milhões de telespectadores, sendo que o programa patriótico especial “Alguém Ama Você” de 1976teve 30 milhões de telespectadores. O jornal Saturday Evening Post escreveu: “Introduzir Deus nas principais esferas públicas sempre foi a meta deste pregador dedicado por mais de 60 anos. Agora, graças aos meios de comunicação eletrônicos, suas principais esferas públicas se estendem de Ohio até o mundo inteiro”.

Um dos mais leais telespectadores de Humbard era Elvis Presley, que regularmente reunia sua equipe de cantores, os Imperials, em seu quarto de hotel nas manhãs de domingo para assistir ao “seu pregador”. Quando Elvis morreu, seu pai, Vernon Presley, pediu que Rex fizesse o culto de enterro.

A presença de Humbard lotava auditórios como o Sydney Opera House, o Budokan em Tóquio, o Madison Square Garden e o Carnegie Hall em Nova Iorque. Em 1979, mais de 1.2 milhões de pessoas encheram estádios de futebol do Brasil para ver Humbard pregar a mensagem do Evangelho. Numa só noite, no maior estádio do Rio, 180.000 pessoas se reuniram para adorar e ouvir uma mensagem que transforma vidas. Ele também ministrou para centenas de milhares em cultos na África.

Rex Humbard foi pioneiro, usando o rádio e a televisão para levar sua mensagem do amor de Deus para tantos ouvintes interessados quanto possíveis. Com apenas 13 anos de idade, ele começou a participar da programação da rádio KTHS em Hot Springs Arkansas cantando músicas evangélicas e convidando os ouvintes a irem ouvir seu pai pregar na igreja local. No começo de 1940, Humbard começou um programa diário de rádio transmitido para a nação inteira.

Os convidados musicais regulares do programa de Humbard incluíam Mahalia Jackson, Bill Gaither, Andrae Crouch, Pat e Debby Boone, Roy Rogers e Dale Evans, Johnny e June Cash, the Blackwood Brothers, the Statesmen Quartet e the Cathedrals.

Humbard era filho de pastor e membro do grupo Humbard Family Singers. Ele nasceu em 13 de agosto de 1919 em Little Rock, Arkansas, e cresceu em Hot Springs, Arkansas.

Ele deixa sua esposa Maude Aimee, com a qual estava casado por 65 anos, e deixa também seus filhos Rex, Jr., Don e Charles e sua filha Liz Darling, 3 noras, um genro, 10 netos e 11 bisnetos

Os cultos de enterro serão realizados em Akron, Ohio, onde ele será enterrado no túmulo da família Humbard, perto de sua mãe, pai e amada irmã.

Traduzido e adaptado por Julio Severo: www.juliosevero.com.br; ww.juliosevero.com

Fonte: http://www.rexhumbard.com

27 comentários sobre “Rex Humbard, primeiro televangelista do mundo, morre aos 88 anos de idade

  1. Curioso, o mesmo pastor acima mencionado esteve durante anos envolvido com prostitutas, e escandalos financeiros. Eqto isso o caro severo “desce a lenha” no Pr. Caio FAbio que se divorciou ha anos e que sempre foi limpo com suas coisas. Diferente dos silas mala da vida, renascer, universal..diferente dos severo da vida, cuja fixacao sexual (tara) e notavel. Porque nao ser so humilde e condenar o roubo? perdoar? amar? nao, tu justifica o sobrenome…tua energia e de odio.

  2. Prezado anônimo, que tem medo de colocar a cara para fora. Rex Humbard jamais esteve envolvido com prostitutas. O próprio noticiário da CNN confirma: “But his career was never touched by the sort of scandals that engulfed the Rev. James Bakker and the Rev. Jimmy Swaggart in the 1980s.” (Tradução: Mas a carreira dele jamais foi tocada pelo tipo de escândalos que engolfaram o Rev. James Bakker e o Rev. Jimmy Swaggart na década de 1980). Portanto, a sua acusação se enquadra no mandamento que ordena “não dar falsa testemunho”. Sobre Caiu Fábio, ele adulterou vergonhosamente há anos, é claro, mas seu caráter continua caído, pois só um indídviduo com o caráter caído defenderia a perversão homossexual e o aborto. Ou você acha que alguém que idolatra um homem com passado de adultério e hoje defende outros pecados está em paz com Deus? Além disso, há outros problemas financeiros sérios na vida dele, que deverão ser expostos no devido tempo. O dia em que você de fato conhecer a vida de Caiu, você se arrependerá de ter confiado mais num homem de carne e osso do que em Deus. Leia meu artigo que desaprova a posição pró-aborto de Caiu Fábio e da Igreja Universal. Quanto ao Malafaia, você já o ouviu defendendo o aborto e o homossexualismo? E não se esqueça: Peça perdão a Deus por ter acusado Rex Humbard de adultério. Se quiser, acuse quem fez, como o próprio Caiu, não quem não fez. Pare de dar falso testemunho. Só publiquei seu comentário a fim de que os leitores conheçam o caráter dos que idolatram Caiu Fábio.

  3. E muito fácil querer debater com alguém sem se identificar,de modo que para sustentar mentiras a sua própria existência tem que ser de mentira.Cuidado para que a sua salvação não seja uma tremenda e insuportável mentira, pois argumentar que quem defenda o aborto e o homosexualismo …está limpo comm as suas coisas… é adorar mais a criatura do que o criador, coisas de abortistas e homosexuais.
    Caro anônimo, sugiro a leitura da epístola de Paulo aos romanos capítulo primeiro, principalmente o verso trinta e dois.Mas como provavelmente você não tenha uma bíblia em casa, aí vai ele: ” Ora, conhecendo eles a sentença de Deus,de que são passíveis de morte os que tais cousas praticam, não somente as fazem, mas aprovam os que assim procedem.
    Parabéns pela coragem, Júlio
    Elson fernandes da Silva

  4. Toda as manhãs do anos 70, quando não ia para a escola dominical, na Igreja Batista de Vila Brasilina em SP, assistia com a família os cultos do Rev. Humbard. Hoje, depois muito tempo afastado do evangelho, sou superintendente
    de nossa escola dominical na Igreja Presbiteriana de Praia Grande, e reconheço dentre muitas pessoas que fizeram parte de minha vida no passado e que me faziam sentir-me incomodado pelo meu afastamento, incluo o pró-
    prio Rev. Rex Humbard.

    A graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo à todos
    Joel Escher

  5. É brincadeira o anonimo confundir Rex Humbard com Jummy Swgart..
    Eu tinha 7 anos qdo ouvi esse pastor pregar. detalhe, eu naum era cristão…fui me converter 18 anos mais tarde.
    Minha mae catolica sofrendo de dores foi tocada via tv,por esse pastor.

    Particularmente não gosto de Caio, Malafaia e Swgart da vida e outros da midia, mas falar dolosamente de Humbard, so pode ser no minimo desconhecmento da vida e de tudo que este pastor fez para o evangelho

    Cassio

  6. EU TIVE O PRAZER DE TER ASSISTIDO TODOS OS PROGRAMAS DESSE PASTOR MARAVILHOSO, MUITO ELE MIM ENSINOU, NA VERDADE FOI ASSISTINDO AOS SEUS PROGRAMAS QUE FORTALECI A MINHA FÉ, HOMEM DE DEUS, E SUA FAMILIA ABENÇOADA!

  7. Bom dia, A Paz do Senhor a todos. Parabéns Júlio pela matéria sobre Rex Humbard, acho bacana reconhecer quem fez por merecer. Agora fiquei chocado em saber que o Caio Fábio defende o aborto, você tem certeza disso?, vi umas mensagens dele e gostei, se for verdade , eu lamento. Quanto ao adultério de Caio Fábio, não está na hora de apagar isso? Francamente Julio senti um tom de farisaísmo não nos seus , mas em alguns comentários postados. Pq sempre que falam de Caio Fábio, lembram sempre de um pecado que ele ( ao q parece ) se arrependeu?
    PS: não sou ” fã ” do Caio

    abraço
    Robson
    Igreja Cristo Para Todos

  8. Querido Julio. Deus te abençoará por defender a moral do Rev. Humbard. Esse covarde sob codnome “anonimo” com certeza pagará o preço por tentar macular a moral dos pequeninos de Jesus, a menina dos olhos do Soberano Senhor Jeová. Ele nada sabe da intimidade do Pastor Malafaia com O Criador. Aí dele por seu atrevimento!

  9. Bom dia a todos e que a graça e a Paz do Senhor esteja com todos, Caro Julio estou procurando a biografia do Pr Rex, e de Billy Gran e acabei me deparando com seu Blog, gostei muito e me será de grande valia, quanto ao Sr. Caio Fabio, conheci-o pessoalmente (não o conheço mais alias, acho que ninguém o conhece nem ele mesmo sabe quem ele é).
    Sabemos que o perdão é o fundamento base do cristianismo, e creio que muitos brasileiros (protestantes, evangélicos, “crentes”) já liberaram a quantidade necessária referente ao erro cometido pelo Caio, porém, existe um ditado usado em milícia que pressupõe as atitudes tomadas por ele: “O ATAQUE É A MELHOR ARMA DE DEFESA” penso seriamente que se Doutor Pr. Caio tivesse assumido uma postura de verdadeiro servo de Deus, e se realmente ele tivesse se arrependido do erro, e voltado de onde caiu, a sociedade (evangélica) não faria tanta objeção a ele, porem vemos que não foi esta sua postura, como então acreditar em um homem mais sujo que pau de galinheiro e pior que não assume seus erros?
    Quanto ao Pastor Silas Malafaia, não fosse sua prepotência posso dizer até egocentrismo seria um dos melhores tele-pregadores, sei que existem poucos tele-pregadores portanto a massa tende a aceita-lo com uma voz de Deus a nação, esperemos só o tempo poderá mostrar os verdadeiros frutos, bons ou ruins, assim como aconteceu com Jimmy e James onde os frutos com o tempo se mostraram nada saborosos ao paladar.
    Oremos com fervor para que Deus não permita um novo escândalo no seio da igreja do Senhor em nosso Brasil, trazido por como eles mesmo se intitulam: “vices Deuses”, pois quem sofre com esses escândalos são os pastores que às vezes não tem tanta propaganda, mas que são verdadeiros pastores auxiliares do Sumo Pastor.
    Aproveito a oportunidade para divulgação do site de nossa igreja que fica no interior de São Paulo: http://WWW.ministeriososvida.com.br , aproveito também para divulgar um programa radiofônico via web que vai ao ar de segunda a sexta das 11 ás 13 horas ao vivo com o Pr. Sérgio que é um servo do Senhor, homem de valor inestimável, e acima de tudo sincero, não é conhecido como estes “vices deuses”, mas com mais bagagem espiritual e unção é só acessar neste mesmo site acima o ícone rádioweb.

    Jeremias S. Santos (17) 3225-6523

  10. Meu caro Júlio Severo, parabéns pela iniciativa que colocar na rede mundial de computadores, a Biografia de Rex Humbard, verdadeiro evangelista de vida reta e conduta exemplar. Quanto as comparações, qual criatura humana é perfeita? Moisés foi assassino, Davi adúltero, Pedro convarde, será que Deus não os perdou?? Senão como considerar o pentateuco, salmos e as epístolas como livros sagrados!!?? Graça e Paz.

  11. prezados a uma critica sem base de rex rumburd acho quem criticou ese evangelista fez confusao com outro evangelista americano. a palavra de deus fala para julgarmos nao pela aparencia mas com reto juizo. espero que o anonimo nao pase isso para frente mas se informe bem dos fatos,ese evangelista rex rumbard foi responsavel pela mina fe em cristo,eu era muito apegado desde criança no seu programa.o anonimo nao leve isso como indireta mas um toque.marcelo cordeiro r.j.

  12. O anônimo que me perdoe, mas demonstrou ser um caluniador.
    Tem um ditado que diz: os teus atos falam tão alto, que já não consigo ouvir a tua voz. Foi isto exatamente que aconteceu com o pastor Rex. É tempo perdido o anônimo querer desmoralizar este pastor, por que as ações, os atos falam muito mais alto. Rex Humbard, é um homem de elevados princípios morais e de uma inquestionável integridade. Um verdadeiro servo de Deus, sem contar as almas que seu ministério ganhou para Cristo, as quais conheceremos, quando lá chegarmos. Este cidadão anônimo, que não tem a coragem de mostrar a sua cara, deverfia por em prática aquele versículo, qual seja: Todo homem deve estar pronto para ouvir, mas ser tardio no falar. Ilton – Itajaí – SC.

  13. Eu tenho a dizer que esses que ficam caluniando esse ou aquele que caiu em adultério ou não, porque não dobre seus joelhos e orem em favor daqueles que Deus tem levantado para pregar o evangélho do Cristo vivo ,para que as almas se salvem,esse oculto que não tem coragem nem de se intentificar quem é, fica condenando homens de Deus , aquele que nunca pecou que atirem a primeira pedra O povo de Deus tem que se unir pra ganhar o Brasil para Cristo,e resgatar as almas das garas de Satanás.Orem pro esse que Deus deu o previlégio de estar na T.V, anunciando Jesus o unico perfeito, que a Paz de Cristo seja com todos.

  14. Meu nome é Renan Sales, hoje sou Pastor Metodista. Me converti na primavera de 1976 com 15 anos, assistindo Rex Humbard pela TV. Me lembro bem da mensagem: Mc 5, o endemoniado de Jeazareia. Fui o primeiro evangélico no povoado de Barão de Angra, Paraiba do Sul RJ. Fui perseguido pelos católicos, que na época mantinham muita influência na região. Minha família toda se virou contra mim, Apenas meu pai e avô materno que me apoiaram, apenas por medo de me veredar por caminhos tortuosos, um feio.Eles eram espíritas.
    Muitos anos mais tarde, aprendendo como ser uma Testemunha verdadeira de Jesus Cristo, 90% da minha família hoje são evangélicos, a maioria estão membrados tbm na Ig. Metodista. Acredito na conversão em sua totalidade. Meu pai se converteu dias antes de sua morte em 2000, com 80 anos. Hoje, há varias igrejas evangélicas no meu povoado, fruto do meu trabalho que Deus confiou a mim. Hoje a igreja Católica perdeu um tanto de sua força e incluência neste local. Me culpam por espalhar doutrina diferente em que fui educado por gerações em minha família. Segundo eles, coloquei em risco a estrutura da igreja neste local. Sou conhecido lá por ” O Crente”. Tudo começou com este homem, Rex Humbard, que, num domingo pela manha, fez meu coração estranhamente aquecido, com o toque do Espirito Santo, que me convenceu do poder do sacrificio de Jesus na Cruz e sua redenção. Gloria Deus que Humbard, foi perseguido, assim como Jesus. Mas seu trabalho produziu frutos: Eu. Sou grato a Deus pela sua Vida e pela sua família, que oraram por mim no início de minha caminhada de fé. Ele conseguiu mudar a história de um povoado quem não conheceu, mas fez a ainda continua fazendo diferença na vida de muita gente aqui na minha terra. A semente morreu e renasceu em mim, para que muitos se convertam. Jamais esquecerei quem foi REX HUMBARD, meu pai na fé.

  15. Meu nome Tereza F. A. Santos, tbém conheci o Senhor Jesus e o aceitei como meu Salvador ouvindo o programa do Pastor Réx na tv,eu louvo e agradeço a Deus pela sua vida e a de sua família que me ensinaram a amar o Senhor Jesus,obedece-lo e a ter uma vida reta diante de Deus, que o Senhor abençoe a sua família com tôdas as bençãos dos céus. Eu tbém gostaria de obter DVD dessa família abençoada.Amém?

  16. Jimmy swaggart realmente pecou adulterando com prostitutas por duas vezes foi fraco em não resistir a tentação da carne, porém pagou um alto preço por isso, perdeu espaço na mídia, também a credibilidade, foi humilhado, achincalhado e tido como exemplo mundial de queda e facasso ministerial. Entretanto ele continuou confiando no seu Deus e servido-o agora numa esfera muito menor do a que teve, foi humilde confessou o seu pecado foi afastado do ministério, mas obteve o perdão da mulher e da família o que foi importante para a sua restauração e hoje aos 78 anos continua ativo em sua igreja tocando seu piano louvando a Jesus Cristo e pregando o evangelho genuíno mais do que muitos pastores que se dizem fiéis hoje na tv. Além disso os escândalos financeiros nunca foram comprovados pelo estado. Ele é o exemplo moderno da restauração pelo perdão Divino de um servo de Deus assim como foi Davi no at testamento. O pecado de Jimmy swaggart não anula a obra monumental que este homem simples realizou para o Senhor. Para os homens ele perdeu credibilidade para Deus não. Se o mundo acusa um filho deDeus quando ele cai a igreja deveria perdoá-lo e amá-lo quando arrependido. O cair é do homem mas o levantar é de Deus. Se Caio Fábio tivesse seguindo o mesmom exmplo sua história tiria sido outra.

  17. vos saudo, a todos, eu todos os domingos me levantava muito cedo reunia minha familia na sala para ver a transmissao da pregaçao do rev. rex hambart, pela sua postura e linguajem pura jamis vou acreditar que rex fez algo errado em sua caminhada na terra foi ele e seus filhos que durante muito anos transmitiu a verdade ao povo ao redor do globo, foi um homem exemplar serve de espelho para qualquer homem que quiser ser chamado, cidadao do ceu, nao quero me expor por varios motivos mas vi muita jente transformada aqui no brasil atraves das mensagens de rex hambart, que era de um homem humilde simples mas com desejo de servir a deus na terra e conseguiu cumprir sua missao de teleevangelista com pureza, muito obrigado a todos

  18. Os rastros de luz que este homem de Deus deixou em minha caminhada, jamais serão apagados.Desde de que descobri os seus programas na TV, adquiri o hábito de, naquele horário ligar a tv e ouvir a Palavra de Deus e os belos hinos de louvor. Eu e minha familia fomos grandemente edificados na fé e doutrinados na verdade por sua instrumentalidade. Correspondí-me com o seu Ministério e recebi vários livros e uma chave -de oração que guardei por muitos anos, para me lembrar de orar por ele e seu trabalho de evangelização mundial.Minhas filhas hoje são pessoas de bem, de fé,de caráter ilibado e boa índole,graças aos ensinamentos desse grande homem de Deus e também pela fé em JESUS CRISTO e pelo hábito de estudar a Bíblia que elas adquiriram.GLORIFICO A DEUS PELA VIDA E OBRA DE REX HUMBARD. Ele combateu o bom combate, completou a sua missão na Terra e guardou a fé, como diz paulo em 2 Timóteo 4:7.ENGRANDECIDO SEJA O SENHOR DEUS !

  19. Acho que fui tocada pelo Espirito Santo com a pregação de Rex humbard. Nos domingos pela manhã ficava anciosa para ver o programa. 1979 e hoje em 2013 ainda sinto no meu coração que foi um pregador que converteu muita gente.

  20. nossa bateu uma saudadedo pr.rex humbard quando pequena me comunicava com a família por cartas a semente que ele lançou sobre a minha vida esta dando frutos era de longe mas sempre estava se comunicando através de cartas e a tv falava poderosamente através do espirito santo de DEUS QUE O SR. jesus o usava poderosamente que saudades pois hoje já não existe o verdadeiro adorador ,que DEUS o tenha pois sei que um dia iremos nos encontrar na glória amém,,saudades sim tristeza não meu pai na fé tempo bom que ficou grandes marca do amor de DEUS em nome de JESUS ,Bjs família humbard

  21. De pois de tudo que li, cheguei a conclusão que fui um privilegiado em assistir tão grande mensagem dita pelo
    Rev. Hex. Naquele ano (1976), estava vivendo uma situação muito dificil de tal forma que quando começava o
    o culto pela TV, eu ficava sem controle emocional, e foi nessa epoca que o evangelho começou a mudar meu coração e mudar minha historia de vida em todo sentido.
    AGRADEÇO A DEUS PELA SUA EXISTENCIA.

    BRINELSON LOPES PEREIRA – NATAL RN.

  22. Quando eu era bem pequeno, minha família se reunia para assistir suas mensagens inspiradoras na tv, geralmente transmitidas aos domingos pela manhã, quando nós não iriamos em nossa igreja local. Eram mensagens que tocavam fundo os nossos corações e eu, mesmo tão pequeno, aprendia com ele, pois suas mensagens eram passadas de uma forma tão simples e acessível. O que acontece hoje em dia é que pessoas vazias de conhecimento e a quilômetros de distância de Cristo, insistem em permanecer longe do seu amor e sabedoria. E como resultado: o mundo jaz como está, cheio de ceticismo, acusações levianas, maldades escabrosas cometidas a cada momento, e o real motivo de estarmos aqui acaba sendo brutalmente esquecido por muitos: estamos aqui para propagar o evangelho de Jesus e anunciarmos a sua proeminente volta, o que é absolutamente certo de acontecer! Como os nossos próximos virão a Cristo se nós não testemunharmos? esta era uma das temáticas do pregador Rex Humbard. Este pastor não era um homem perfeito, como também eu não sou e nem você é! Enquanto estivermos aqui, nunca seremos. Mas DEUS, pela sua misericórdia e incomensurável amor, nos faz mais que vencedores por Jesus Cristo, nos colocando de pé, nos erguendo, e nos preparando para toda boa obra, desde que no submetemos a ELE com humildade e sinceridade. Nós perdemos um tempo demasiadamente precioso quando levantamos falsos testemunhos contra aqueles que, mesmo imperfeitos, se colocam nas mãos do DEUS Todo Poderoso para obedecer ao Ide de Jesus. Ele está voltando! As escrituras estão se cumprindo! O inimigo sabe disso e está tão furioso que é fato: ninguém pode evitar e impedir. Nem mesmo ele com toda sua maldade e ferocidade. É realmente lamentável que pessoas ainda se deixam influenciar por este ser derrotado e já condenado à morte eterna, e que infelizmente, muitos, se não mudarem de opinião, irão direto para lá com ele. ” …11Tudo isso lhes aconteceu como exemplo, e foi escrito como advertência para nós sobre quem o final dos tempos já chegou! 12Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia.” (I Coríntios 10: 11 – 12)

Deixe uma resposta

